NOTÍCIAS

Acompanhamento e observação de árbitros – inscrições abertas!

Exmos senhores, bom dia a todos.

 

Antes de mais, esperemos que se encontrem todos bem, apesar das condicionantes impostas face à pandemia do COVID-19!

 

Na época 2020/2021 continuaremos a formar e acompanhar os novos candidatos a árbitros provenientes dos clubes. Relembrámos da premente necessidade que todos sentimos no rejuvenescimento do actual grupo de árbitros bem como da necessidade drástica no aumento da quantidade de árbitros. Ainda estamos longe de atingir o número de árbitros que permita encarar a época com alguma tranquilidade: estima-se que são necessários cento e trinta (130) para poder cobrir todos os compromissos do fim-de-semana. No decorrer da época 2019/2020 contámos com 44 árbitros federados e ainda uma dezena do projecto #EuApito!

 

À semelhança do que acontece com os novos jogadores, que precisam de treino continuado e de quem os ajude a corrigir os erros e a melhorar, também os candidatos a árbitros e os árbitros federados precisam de uma rede de apoio (formação e observação) em quantidade para poderem elevar a qualidade individual e, consequentemente, do sector.

 

Assim, pedimos que passem a informação de que estão abertas as inscrições para pessoas interessadas em colaborar na melhoria da arbitragem, dando o seu contributo no acompanhamento (observação e coaching) de árbitros, desde dos novos candidatos que serão integrados em actividade de rugby juvenil – através do #EuApito!” – até a árbitros mais experientes em jogos dos campeonatos nacionais (sub-16 a seniores masculinos e femininos) e integrados no quadro de árbitros do CA da FPR.

 

Realizaremos várias reuniões formativas on-line para enquadramento e formação técnica dos interessados, com a seguinte calendarização provisória:

semana 20-24 Julho; reuniões de acolhimento por regiões. Enquadramento dos diversos níveis e tipificação das funções, desde do acompanhamento simples no rugby juvenil, com grande ênfase na pedagogia e valorização da pessoa, até ao nível mais elevado em que se focam igualmente aspectos estatísticos e técnicos.

Setembro (primeira quinzena, datas a confirmar); reuniões técnicas e processo de avaliação.

 

 

Todos os interessados devem enviar até dia 17/7/2020 e-mail para dta@fpr.pt indicando os seguintes dados:

– Nome completo

– data de nascimento

– experiência no rugby (cargos e duração)

– local de residência

– contactos (telefone e e-mail)

 

 

A arbitragem é uma parte importante do jogo e precisamos de mais ajuda para ir ao encontro dos objectivos comuns: um jogo melhor com melhores intervenientes.

 

Contamos convosco!

 

Ao dispor para esclarecimentos adicionais,

 

 

Ferdinando Sousa

Director Técnico de Arbitragem/Referee Development Manager

 

 

Leave a Reply